terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Carta ao pai Natal

E um Bom Natal a todos e todas

domingo, 6 de novembro de 2011

A prima Marta

Tenho brincado tanto tanto tanto com a minha prima Marta que até morro de ciúmes de vez em quando. Somos muito amigas e ela ensina-me muitas coisas. Estamos à espera que a Maria Rita cresça para se juntar às nossas correrias.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Não é não

- Mamã, olha a menina do leão
Mas não é uma menina, é o Marquês de Pombal.
- Não é não, não vês que é a menina com um leão!? Chama-se Marquês de Pombal? Mas é uma menina.

Um homem esforça-se por mandar e mandar e mandar (até matar!), deixar obra, afastar inimigos, fazer amigos estratégicos...Mas que rebole na campa - é uma menina com um leão. Assim reza a história!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uma franja a menos

Ontem no banho a Ema reparou ao espelho que tinha ficado sem franja. Odiou-me por lhe ter cortado a franja (dois dias antes), a pensar que tinha cortado tudo, por não a ver com o cabelo molhado. Só voltou a acreditar que tinha lá a franja quando o cabelo secou.

É mesmo preciso bater com a cabeça nas paredes? Não podemos tão só confiar nos mais sábios e partir daí para novos conhecimentos?
...Parece que não: das pequenas às grandes lições temos de as reaprender de novo em cada nova vida - e sozinhos.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Histórias de férias

Era um mocho que lia um livro em cima de uma árvore. E ele tinha muitos amigos pássaros. Um dia o lobo mau estava na floresta e queria comer o mocho. E os pássaros e o mocho apanharam o lobo mau e prenderam-no a uma árvore. Ficou numa gaiola muito grande e um pássaro sentado em cima, não o deixavam sair. Apareceu uma menina que era a capuchinho vermelho e que disse:
- Vou levar estes bolinhos à minha avozinha que ela está muito doentinha. E os pássaros e o mocho foram passear muito, muito, por ali, por ali.
E acabou a história.

sábado, 13 de agosto de 2011

HORRORosa

No verão fazemos férias com a família. Este ano passeei muito com o avô João e a avó Ana e brinquei com a avó Rosário.
Como a minha mamã não gosta muito de cor-de-rosa (é complicado explicar...nem é a cor em si, mas o que ela simboliza!) ela não costuma vestir-me assim: Ela chama-lhe O HORrrrorrrr-ROsa!

domingo, 7 de agosto de 2011

A chegada da Maria Rita

Chegou a Maria Rita, nossa prima, sobrinha, neta, amiga. Já tem voz, já temos a sua carinha para contemplar e nos divertir, como um bebé sabe fazer. É pequenina, redondinha e bonita.
- Bem vinda querida Rita, estávamos à tua espera cheios de carinhos para te oferecer.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Para quem diz que não faço birras

Eu faço se bem entender e só acabam se assim o entender!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Momentos polaroid

Ou as fantasias que a internet inventa para nos desconcentrar...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma questão de classe

A higiene de uma menina, claro. A questão de classe dos sapatos é que é de difícil decisão.
Sapateado (definição pessoal de Julho de 2011) Mostrar o pé com sapatos. Estou a fazer sapateado. Olhar para pé, com sapatos.

domingo, 17 de julho de 2011

A nossa Carlota Joaquina

A Carlota Joaquina mora connosco desde o meu 3º aniversário - prenda da tia Inês e do tio Nick. Nós damos de comer (camarões pequeninos), mudamos a água e às vezes pregamos-lhe sustos.

O nome já fazia parte da nossa casa, por causa deste lenlenga que a Natália nos ensinou na creche. Um bocadinho de chuva para refrescar o verão.

Chove chuvisca
Água mourisca
Filha de rei
Maria Francisca.
Rei, rainha
Carlota Joaquina
Fidalgo ladrão
Menina bonita
do meu coração.

[Cantado pela Natália e pelos amigos da creche era ainda mais giro que estas palavras!]

Quando queria dizer Carlota Joaquina saia-me 'Caloca joaquina' e riamos muito os 3. Quando passamos a 4 - com a nossa moradora tartaruga no seu aquário, o nome só podia ser este. E porque não uma rainha tartaruga para viver no nosso palácio!?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

GRANDE Grande

Foi devagarinho, mas quando bem entendeu. Mudou-se para cama grande e decidiu não sujar mais as fraldas. O orgulho é tanto que decidiu que não precisa de dormir de fraldas.
Assim, de um dia para outro (como nos livros, como dizem todas as mães e pais...), largámos as fraldas e dormimos como gente grande grande, com um orgulho ainda maior destes pais babados e derretidos com tanto crescimento.
Já lá vai o tempo das boquinhas de cocó...

domingo, 26 de junho de 2011

Brincar no campo

Na fonte de Melides
É assim. E retempera tanto as forças...

Músicas do Mundo

No final de Junho lá partimos nós para a cidade de Sines. Tem um porto e dali chegam músicas de todo o mundo, sons que compreendemos ou tentamos, que não conhecemos e que não esquecemos. Este ano já dancei nos concertos, fiz noitadas, aprendi a fazer xixis, a comer cachorros e brinquei com montes de amigos: a Sofia, a Maria, o Pedro, a Ana e o Tiago, a Olívia, a Soraya e o Rodrigo, a Catarina e o Daniel, a tia Inês e o Tio Nick... O concerto que eu gostei mais foi o das princesas da Rússia, estive sempre à espera dos príncipes, mas só elas já fizeram um grande espectáculo.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A crescer

Pelas paredes acima.

domingo, 19 de junho de 2011

Três Anos e muita gente a cantar

Festejámos os meus 3 aninhos: a família (somos muitos!) e muitos amigos e amigas queridos/as.
Foi um dia em cheio, corri muito, diverti-me e caí na cama...numa cama nova e de menina crescida.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estou quase a fazer 3 anos.

3 anos - muito grande!

sábado, 11 de junho de 2011

A figura humana

Desenho em conjunto na creche, aqui estão o da Ema, do Ian, do Henrique e da Érica - dos melhores amigos. O desenho da Ema é da mamã, com braços, pernas. Está muito bonito.

domingo, 22 de maio de 2011

Estilo Primavera

Recebi estas botinhas para o Inverno e uso-as como pantufas, porque não me deixam sair com elas à rua. É estilo de primavera!

terça-feira, 29 de março de 2011

Cariátides das flores




As Cariátides são colunas com a forma de estátuas de mulheres nos templos gregos. Não queremos as nossas meninas a suportar pesos a mais, mas estas colunas da praça das flores ficam bem lindas a suportá-las a elas. 
Foi depois de um brunch cheio de amigos, um daqueles buffets em que se pode comer de tudo, mas o melhor é estar tanto com os amigos que parece que não faltam assuntos para tirar do chapéu nem brincadeiras que se esgotem. 


sábado, 12 de março de 2011

Já?!?



Ema encontra isto na casa de banho e pergunta: "-O que é isto?". É para namorar. "-É para mim?". Não. "Ahhh..."
Os pais olham-se: "Mas isto é uma conversa para os dois anos? Jaaaaá?"

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Neto

O neto vive connosco - é um gato imaginário que aparece quando a Ema decide. É como o Gui da série, mas mais real dentro do imaginário.
Ele porta-se muito mal, no geral, ela tem de ter muita paciência pois ele personaliza o que a Ema não faz nem diz, mas gostava. Fica preso e temos de o ir salvar, morde e magoa as patinhas dos caezinhos, chora e esconde-se e o mais impressionante é que o facto de não o vermos não incomoda nada a Ema, que gosta mesmo dele, se derrete, se zanga ou se ri às gargalhadas.
Ele já foi às riscas cor de laranja, branco, anda de autocarro, atrás dela e muita gente acreditou que tínhamos mesmo um gatinho.

Anda daí, Neto - vem viver connosco!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011